Prezados (as) irmãos (as) dos povos indígenas.
O companheiro Manoel Fernandes Moura, povo Tukano, dedicou a sua vida nos objetivos de luta pelos direitos à Terra, assegurar a demarcação, educação diferenciada, saúde, autonomia política e sustentabilidade de atividades indígenas. Na luta, sofreu perseguição, passou fome e enfrentou brigas. Na década de 80 aconteceu o Primeiro Encontro Nacional do Povos Indígenas do Brasil que reuniu mais de 500 líderes, havia uma forte união, não havia divisão, conjugavam forças política com os representantes dos trabalhadores rurais, Central Única dos trabalhadores e Sem Terra.
No estado do Amazonas o Manoel Fernandes Moura, natural de Pari Cachoeira municipio de Sáo Gabriel da Cachoeira, em conjunto, fizeram uma grande reunião na cidade de Itacoatiara com líderes importantes de Roraima, Rio Negro,Tabatinga, Parintins e assim fundaram a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazonia Brasileira – COIAB, todos os fundadores eram companheiros da União das Nações Indígenas (UNI), estavam fortalecidos e levaram novas mensagens de luta para suas comunidades.
Na comunidade de Taracuá do Rio Uaupés no municipio de São Gabriel da Cachoeira foi um pilar da luta pela demarcacão das Terras continuas e enfrentamento de garimpeiros.
Para o companheiro, irmão de caráter firme que trabalhou com meta e ideias genuinamente indígena, nossos agradecimentos pelo legado inovador.
A FAMILIA FEDERAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO RIO NEGRO sempre te lembrará.
Ele partui…mas o legado conquistado por ele e demais liderenças será lembrado para sempre…que Deus conforte a sua familia.