Mês: agosto 2016

  • FOIRN participa do projeto “Contando e dançando a história dos Povos do Alto Rio Negro” em São Gabriel da Cachoeira

    FOIRN participa do projeto “Contando e dançando a história dos Povos do Alto Rio Negro” em São Gabriel da Cachoeira

    Contando e dançando a história dos Povos do Alto Rio Negro é o projeto desenvolvido por um grupo de professores da Escola Estadual Dom João Marchesi junto com os alunos do ensino médio.

    O objetivo é trazer a discussão sobre a identidade cultural dentro do espaço escolar.  “O projeto começou quando avaliamos a necessidade de trazer para o ambiente escolar ações voltadas para a valorização da identidade cultural dos estudantes da nossa escola”, disse professora Lorena Araújo, uma das coordenadoras do projeto.

    Para isso está sendo feito uma série de atividades no campo, onde os estudantes possam fazer um levantamento bibliográfico existente sobre a cultura dos 23 povos indígenas do Rio Negro.

    Por trabalhar diretamente com os povos indígenas do Rio Negro, a FOIRN é uma das instituições visitadas. Onde coordenadores de setores foram convidados para apresentar os trabalhos realizados pela instituição e os principais resultados até aqui conquistados.

    Todas as publicações sobre os povos do Rio Negro foram expostos aos estudantes para consulta. Como também folders, boletins informativos foram distribuídos aos estudantes.

    De acordo os orientadores, conhecer os trabalhos da FOIRN, principalmente a sua história é conhecer a luta dos pais e avós deste alunos e conhecer a sua própria história. Uma luta pelos direitos, uma luta pela preservação da diversidade cultural, principalmente as histórias e as línguas.

    Ainda serão realizadas várias atividades voltadas para valorização da cultura dentro do espaço escolar, uma ação que vem sendo coordenado nos últimos anos por alguns grupos de professores indígenas que atuam nas escolas da rede estadual de ensino.

    As palestras aconteceram durante as tardes dos dias 29 a 31 de agosto na maloca da FOIRN em São Gabriel da Cachoeira.

     

     

     

     

  • Adolescentes e jovens indígenas elegem coordenação e formam Rede para fortalecer o movimento no Rio Negro em assembleia geral

    Adolescentes e jovens indígenas elegem coordenação e formam Rede para fortalecer o movimento no Rio Negro em assembleia geral

    14068392_1097156533665202_7230325805879167232_o

    Em três dias de Assembleia, adolescentes e jovens indígenas debateram os principais problemas e desafios enfrentados por eles hoje nas suas comunidades em todo o Rio Negro.  A base central de todos os trabalhos foi a “Terra e Cultura: –  Formas de o futuro e o desenvolvimento da juventude indígena no Rio Negro.

    Lideranças indígenas foram convidados para palestrar sobre temas de interesse dos povos indígenas do Rio Negro como a Cultura,  Gestão Territorial e Ambiental, histórico do movimento indígena e a participação de jovens deste. E entre outros temas.

    Com base nestas informações foram feitos trabalhos de grupos por regionais para elaborar propostas diante dos problemas encontrados hoje em várias áreas como na educação, saúde, cultura, esporte e lazer e outros.

    Outro destaque do evento foi a discussão do fortalecimento da participação da juventude no movimento indígena Rio Negro. De acordo eles, existe uma necessidade deles se articularem mais e estarem mais ativos no movimento. Para isso, foi formado a Rede de Juventude Indígena do Rio Negro que congrega jovens e adolescentes dos três municípios do Rio Negro (Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira).

    A ideia é propiciar um mecanismo de diálogo e articulação permanente entre estes para levar e compartilhar informações variadas, conhecimentos e experiências . Por isso, cada regional tem representantes na Rede criada.

    Eleição da nova coordenação para os próximos 4 anos.

    Um dos principais assuntos também debatidos foi a avaliação do funcionamento e as conquistas do Departamento de Adolescentes de Jovens Indígenas (Dajirn) que é hoje um departamento dentro da estrutura organizacional da FOIRN, que é resultado de vários anos de reivindicação da juventude.

    A ex-coordenadora do Dajirn, Ednéia Teles (hoje Secretária Municipal de Juventude, Esporte e Lazer), apresentou o histórico e contou as conquistas do movimento  de jovens no Rio Negro, entre algumas, como o próprio SEMJEL. “Mas, temos muito a conquistar, para isso precisamos continuar lutando pelos nossos direitos”, disse.

    Após entrar no departamento para substituir a coordenadora eleita na segunda assembleia geral, a Adelina de Assis Sampaio, de etnia Dessana foi eleita para os próximos 4 anos. E o outro eleito foi o Lucas da Silva Matos, de etnia Tukano, de Iauaretê. Os eleitos terão posse em novembro deste ano.

    EngajaMundo participou da assembleia de jovens em São Gabriel da Cachoeira

    14107865_1097159363664919_4641873986555498266_o

    Uma das principais organizações de liderança jovem no Brasil, o EngajaMundo teve representantes na assembleia, que trouxe dinâmicas e a Formação do Engajamundo em mudanças climáticas, que contribuiu na abordagem do tema e na  construção de idéias junto com os jovens indígenas do Rio Negro.

    Foram elaborados documentos de reivindicações que serão encaminhados para os órgãos competentes. E por último, foi votado e escolhido local da próxima assembleia de adolescentes e jovens que será em Canafé, na área do município de Barcelos.

    O evento foi realizado pela FOIRN/Dajirn com apoio da Fundação Nacional do Índio (CR Rio Negro) e em parceria com o Instituto Socioambietal e IFAM – Campus São Gabriel da Cachoeira. E teve mais de 100 participantes, em sua totalidade, adolescentes e jovens indígenas.

  • Adolescentes e jovens indígenas do Rio Negro iniciam Assembleia para discutir futuro e o desenvolvimento da juventude na região

    Adolescentes e jovens indígenas do Rio Negro iniciam Assembleia para discutir futuro e o desenvolvimento da juventude na região

    DSC06775
    Dinâmica durante a Assembleia realizada pela representante do EngajaMundo/SP presente no evento

    Cerca de 100 adolescentes e jovens indígenas de diversos povos da região do rio Negro, representantes de organizações indígenas dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro participam a partir de hoje (24 de agosto) da III Assembleia Geral de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro.

    A assembleia é organizada pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), através do Departamento de Adolescentes e Jovens. Durante o evento serão discutidos temas importantes para pensar o desenvolvimento, considerando território e cultura dos povos indígenas da região.

    Entre os temas que serão debatidos estão: Terra e Cultura, uma forma de pensar o futuro e o desenvolvimento da juventude indígena do rio Negro; Política Social de juventude regional, municipal, estadual e nacional; Política nacional de gestão ambiental e territorial das terras indígenas do rio Negro.

    A abertura da assembleia contou com a participação dos diretores da FOIRN, coordenadores das Coordenadorias de base, União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Instituto Socioambiental (ISA) e representante do EngajaMundo SP.

    A diretora Presidente da FOIRN, Almerinda Ramos de Lima lembrou da importância da juventude no processo de avanço nas politicas de juventude e nas politicas de atendimento aos indígenas de toda a região.

    Assembleia acontece de 24 a 26 de agosto de 2016, na casa do saber, sede da FOIRN, em São Gabriel da Cachoeira-AM.

    DSC06750
    Composição da mesa de abertura da III Assenbleia do DAJIRN

    Colaborou Délio Alves/COIAB

     

  • Ahkó Iwí em parceria com a SEMATUR realiza oficina de elaboração do plano de negócios do projeto de Ecoturismo na Serra de Curicuriarí, Terra Indígena Rio Negro II

    Ahkó Iwí em parceria com a SEMATUR realiza oficina de elaboração do plano de negócios do projeto de Ecoturismo na Serra de Curicuriarí, Terra Indígena Rio Negro II

    BELA

    Aconteceu ontem 03/08, na maloca da FOIRN em São Gabriel da Cachoeira a Oficina de elaboração do Plano de Negócios do Projeto Turismo na Serra de Curicuriarí, na Terra Indígena Médio Rio Negro II, realizado pela Associação Indígena Ahkó Iwí (Água e Terra) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo de São Gabriel da Cachoeira.

    Participou da oficina diretoria da associação e cerca de 12 pessoas que irão participar do projeto (guias turísticos, práticos, cozinheiros, serviços gerais e parte administrativa).

    Na oficina que contou foram abordados assuntos como: Aspectos Gerais de um plano de Negócios, finalidade e tipos de planos de negócio, Público Alvo, logística (transporte) e gestão financeira.

    A oficina contribuiu na sistematização do trabalho já feito em várias oficinas realizadas desde o início. Após a oficina a SEMATUR ficou responsável junto com a diretoria da associação para continuar a sistematização dos trabalhos. A previsão para o início das atividades que era previsto para o mês de julho foi alterado, por ainda não estar concluído o plano de negócios do projeto.

    Numa reunião realizada no mês de julho na comunidade Curicuriarí com a participação das 6 comunidades que irão participar do projeto com a presença de parceiros como a FOIRN, FUNAI e SEMATUR, foi definido a empresa Amazon Trails como a parceira e operadora na realização das atividades do projeto.

    O projeto é resultado de uma construção participativa das 6 comunidades (das 12 comunidade da abrangência da associação) em conjunto das instituições parceiras, com objetivo de garantir renda e melhores condições de vida para a população. No aspecto cultural irá contribuir na valorização e divulgação. E ainda ajudar no monitoramento e proteção do território e dos recursos naturais existentes na região.

    Colaborou: Eucimar dos Santos/Tesoureira da Ahkó Iwí