Uncategorized

Mulheres Rionegrinas participam do III Diálogo Mulheres em Movimento: Fortalecendo Alianças Globais

Encerra hoje o III Diálogo Mulheres em Movimento: Fortalecendo Alianças Globais, evento que reuniu mais de 120 mulheres de todo o Brasil, de outros países da América Latina e do Reino Unido.

Do Rio Negro, duas mulheres participaram do diálogo: A Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro/Foirn, Elizângela da Silva Baré e Floriza da Cruz Yanomami – Presidente da Associação Indígena das Mulheres Yanomami (Kumirãyõma).

A ação é é fruto de uma grande aliança que fortalece os movimentos liderados por mulheres na defesa da democracia. As instituições que realizam essa mobilização são: Fundo ELAS, British Council BrasilONU Mulheres Brasil, Fundação Ford, Global Fund for WomenInstituto Open Society, Instituto Ibirapitanga, Oak Foundation e Women’s Foundation of Minnesota.

Ao longo de quatro dias, foram discutidos várias pautas como: o contexto da luta por direitos humanos, democracia e equidade de gênero, mapear oportunidades de alianças e traçar estratégias conjuntas para a agenda dos movimentos sociais liderados por mulheres e/ou pessoas LBT.

No diálogo, as mulheres do Rio Negro, reafirmaram a luta pelos direitos, pelo território e o papel fundamental das mulheres indígenas na preservação da floresta através dos seus modos de vida.

“Nossos pensamentos e como a gente quer viver têm que ser respeitados”, afirmou Floriza da Cruz, presidente da Kumirãyõma.

Fundo Elas – Apóia projetos Mulheres Indígenas do Rio Negro.

Através do edital Mulheres em Movimento 2019 – o Fundo Elas, aprovou dois projetos de mulheres do Rio Negro, as únicas do estado do Amazonas.

Além do projeto elaborado pelo Departamento de Mulheres Indígenas da FOIRN, foi também aprovado, a proposta enviada pela associação das mulheres Yanomami. O projeto da Kumirãyõma terá sua execução e foco exclusivamente nas mulheres Yanomami. Do Departamento de Mulheres da Foirn, envolverá nas ações mulheres de diferentes etnias do Rio Negro.

Os dois projetos tem como tema prioritários a mobilização das mulheres indígenas e fortalecimento de suas associações. As primeiras ações desses projetos já foram realizadas. Na primeira semana de agosto, aconteceu uma mobilização de mulheres e juventude do Distrito de Iauaretê.

Outras atividades ainda serão realizados, e estaremos compartilhando o trabalho e a luta das mulheres aqui neste blog.

Floriza da Cruz Yanomami – Foto: Fundo Elas/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Uma (in)certa antropologia

Notas sobre o tempo, o clima e a diferença

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: