Mês: abril 2020

  • Apoie as comunidades indígenas do Rio Negro durante a pandemia de Covid-19

    Apoie as comunidades indígenas do Rio Negro durante a pandemia de Covid-19

    Participe da Campanha “Rio Negro, Nós cuidamos!”, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) para ajudar 750 comunidades de 23 etnias

    Com o sistema de saúde colapsado no Amazonas e sem nenhum leito de UTI nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, a população indígena do Rio Negro está entre os grupos mais vulneráveis à pandemia de Covid-19 no mundo. Além disso, os números de contaminados cresce na Panamazônia e as extensas fronteiras brasileiras com a Venezuela e a Colômbia também preocupam os moradores da região mais preservada da Amazônia brasileira.

    Quem mais protege a floresta e ajuda o equilíbrio climático do mundo está agora sendo ameaçado por essa pandemia. Os quatro primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em São Gabriel da Cachoeira neste último domingo (26) e acendeu o alerta máximo para a transmissão comunitária no município. Com parte da população indígena vivendo em meio urbano e parte distribuída por 750 comunidades na bacia do rio Negro, é urgente a necessidade de se manter o isolamento social máximo.

    Por isso, a Foirn, através dos esforços dos seus funcionários, parceiros e do seu Departamento de Mulheres Indígenas, lança a campanha “Rio Negro, Nós Cuidamos!”. A iniciativa visa captar recursos urgentes para a compra de produtos de limpeza, ferramentas agrícolas, combustível, kits de pesca, alimentos não perecíveis e ampliação de serviços de comunicação fundamentais via radiofonia, carros de som e informes de áudio.

    “Estamos apoiando nossos parentes a ficarem em suas comunidades e não virem para a cidade, onde o vírus já está circulando. Sabemos que o nosso único jeito de sobreviver a essa pandemia é fazendo o isolamento social”, ressalta Elizângela Silva, do povo Baré, liderança feminina da Foirn.

    Para apoiar é fácil! Basta acessar https://noscuidamos.foirn.org.br/ e fazer a doação via cartão de crédito, PayPal ou depósito direto na conta do Fundo Foirn. Vamos ajudar os 23 povos indígenas do Rio Negro a se manterem vivos e saudáveis. A campanha conta com apoio do Instituto Socioambiental (ISA) e a Foirn integra o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 do município de São Gabriel da Cachoeira junto com instituições como Funai, Exército Brasileiro, Diocese, Marinha, IFAM (Instituto Federal do Amazonas), entre outras.

    #MulheresdoRioNegro #JuntasSomosMaisFortes #NósCuidamos #RioNegroNosCuidamos #RioNegrocontraCovid19

  • Marivelton Baré: “Fica na comunidade, parente!”

    Marivelton Baré: “Fica na comunidade, parente!”

    Em seu segundo pronunciamento sobre a crise do Coronavírus (Covid-19), o presidente da FOIRN alerta para o iminente colapso do sistema de saúde no estado do Amazonas, como anunciado pelo próprio governo do Estado e pelo Ministério da Saúde.

    O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas subiu para 532. Em relação ao boletim divulgado no domingo (5), são 115 casos a mais. Os números foram anunciados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) na tarde desta segunda-feira (6 de abril). São Gabriel da Cachoeira segue sem nenhum caso registrado, mas com 293 pessoas em monitoramento e um caso suspeito, de acordo com dados da Semsa (Secretaria municipal de Saúde).

    O Estado já tem 19 mortes pela Covid-19, quatro mortes a mais em relação ao boletim divulgado no domingo. Em Manaus, foram registrados 473 casos e 59 no interior.

    Assista o pronunciamento completo:

    Segundo pronunciamento do Presidente da FOIRN, Marivelton Barroso, do povo Baré, sobre a pandemia de Coronavírus e o agravamento da crise no estado do Amazonas (06/04/2020)