Uncategorized

Lideranças Yanomami realizam oficina de alinhamento para dar início ao projeto Ecoturismo Yaripo, o ponto mais alto do Brasil

Oficina para alinhamento final antes do inicio do projeto Yaripo – Ecoturismo Yanomami. Foto: Eucimar Aires/Foirn

Após um longo período de discussão e construção coletiva e participativa iniciado em 2015, está muito perto para o início do Projeto Yaripo – Ecoturismo Yanomami, previsto para o final de março deste ano.
 
Situado dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina em sobreposição à Terra Indígena Yanomami na parte do Amazonas, o Yaripo é o ponto mais alto do Brasil, com 2.994 metros de altitude, na fronteira com a Venezuela, em São Gabriel da Cachoeira, no Noroeste Amazônico.
 
Para os alinhamentos finais antes do início das atividades do projeto, foi realizada uma oficina pela Associação dos Yanomami do Rio Cauburis e Afluentes (Ayrca) nos dias 04 á 10 de março em Maturacá.  
 
A atividade contou com a presença da Foirn e Instituto Socioambiental – ISA que são parceiras da Associação Yanonami do Rio Cauaburis e Afluentes(AYRCA) e Associação das Mulheres Yanonami Kumirayoma (AMYK) que são as organizações do Povo Yanomami proponentes e protagonistas na construção do Plano de Visitação e execução do projeto (disponível nesse link: https://bit.ly/35OAcTl).
 
O objetivo da oficina foi fazer os ajustes finais no planejamento e trabalhar nos grupos focais, com os profissionais do Yaripo (guias e outros), a logística, alimentação, acampamento e também serviços que a comunidade vai oferecer como artesanatos e gastronomia.
 
Com seu plano de visitação aprovado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os Yanonami estão perto da reabertura do Pico da Neblina para a visitação pública.

Mulheres Yanonami participam da oficina realizado em Maturacá – Terra Indígena Yanomami. Foto: Eucimar Aires/Foirn

Primeira expedição
 
A primeira expedição para o Yaripo está programada para o dia 20 a 29 de Março. E será feita pela operadora Ambiental Viagens e Turismo parceira dos Yanomami.

As outras duas operadoras parceiras, Amazon Emotions e Roraima Adventures vão se revezar nas expedições futuras.

 O turista terá a oportunidade de penetrar na floresta amazônica e atingir o ponto mais alto do Brasil sendo guiado pelos Yanomami. Com sorte avistará animais silvestres, encontrará pássaros e plantas exclusivos daquela região, e poderá aprender palavras e cantos dos yanomami, além de ouvir suas histórias.

O ecoturismo ao Pico da Neblina é visto como uma alternativa de renda importante para a comunidade, ameaçada pelo garimpo ilegal, embora em menor escala do que as localizadas no estado de Roraima. Além do pagamento aos Yanomami envolvidos no projeto de ecoturismo, parte da renda será revertida a um fundo comunitário para benefício de toda a comunidade de Maturacá.

Leia também: Nasce a Rede de Turismo Indígena do Rio Negro: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/nasce-a-rede-de-turismo-indigena-do-rio-negro

.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura para o bem viver indígena

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: