FOIRN REÚNE INSTITUIÇÕES PARA TRATAR DA SITUAÇÃO EMERGENCIAL DO POVO HUPDA E YUHUPDE EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM

Na tarde do dia 31 de janeiro, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) reúne com os representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Distrito Sanitário Especializado Indígena, Conselho Distrital Sanitário Indígena, Instituto Sócio Ambiental e Defensoria Pública na casa dos saberes da FOIRN para tratar sobre a situação emergencial do povo hupda e yuhupde que passam por situações de vulnerabilidade social no beradão do sítio parawari próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira.


Esse período do ano, os parentes se deslocam de suas comunidades ao munícipio em busca de atendimento como saques do auxilio Brasil, outros benefícios sociais, tirar documentações pessoais e participar de processos seletivos locais.


Nesta reunião, medidas sendo tomada pelo presidente da Foirn, Marivelton Baré e coordenador substituto da FUNAI, Tulio Caio Binotti, que implantarão barreira sanitária, apoio a deslocamento e junto as instituições fazer a interlocução para viabilizar os atendimentos e serviços públicos que os trazem até a sede de São Gabriel da Cachoeira.

Comentários

3 respostas a “FOIRN REÚNE INSTITUIÇÕES PARA TRATAR DA SITUAÇÃO EMERGENCIAL DO POVO HUPDA E YUHUPDE EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM”

  1. Avatar de José Maria Gomes Lana
    José Maria Gomes Lana

    O problema de vulnerabilidade durante a permanencia na cidade de hupda e yuhupde, inclusive, das demais famílias indígenas da região do triângulo Tukano (Pari-Cachoeira, Taracuá e Iauaretê) será reduzida de forma significante, quando os pagamentos de Bolsa Família e outros benefícios serem feitos por meio do banco postal ou banco semelhante, em sedes distritais. Se alguém disser que não vai ter energia elétrica para utilizar equipamento de informática por serviço postal ou similar, e melhor pensar em alternativa de instalação de energia fotovoltaico para tal finalidade. Hoje em dia, oferecem muitos meios tecnológicos, de acordo o desejo da pessoa. Sendo assim, o deslocamento, dito vulneráveis, fica a curta distância da aldeia ou comunidade do beneficiário. As pessoas só deverão vir à São Gabriel da Cachoeira Amazonas para resolver, casos mais grave.

  2. Avatar de AÇÃO EMERGENCIAL NO PARAWARY| Responsabilidade e compromisso com os povos Hupda e Yuhupde – Terra e Cultura para o bem viver indígena

    […] crise teve início com o deslocamento deste povo para resolver questões relacionadas à benefícios sociais (Bolsa Família, Auxílio Maternidade, […]

  3. Avatar de FOIRN: AÇÃO EMERGENCIAL NO PARAWARY| Responsabilidade e compromisso com os povos Hupda e Yuhupde | OBIND

    […] crise teve início com o deslocamento deste povo para resolver questões relacionadas à benefícios sociais (Bolsa Família, Auxílio […]

Deixe um comentário