
Nova diretoria é eleita durante a IV Assembleia Extraordinária da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (COIDI), com participação de mais de 200 pessoas de 10 associações de base da região do Médio, Alto Uaupés e Rio Papuri, nos dias 28 a 29 de março de 2023, no Distrito de Iauaretê.
A assembleia extraordinária da COIDI, realizada no Salão Paroquial teve como um dos principais objetivos a eleição da nova diretoria e construção e apresentação dos planos de trabalhos das associações de base da coordenadoria. Os participantes da assembleia tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e expectativas, onde em grupos de trabalho foi feita uma avaliação dos trabalhos da Foirn e da coordenadoria na região, onde, apresentaram os principais desafios enfrentados pelas comunidades indígenas da abrangência da COIDI.

A assembleia contou com a presença de representantes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), incluindo o diretor presidente Marivelton Rodrigues Barroso e a diretora de referência da COIDI, Janete Alves, além de coordenadores dos departamentos de educação, mulheres, juventude, comunicação, jurídico e contábil da FOIRN, que apresentaram suas ações e planos de trabalho para 2023. Presidente Marivelton, fez um balanço dos trabalhos realizados pela federação e os principais desafios do movimento indígena do Brasil em relação a luta pelos direitos e defesa dos territórios.

No segundo dia da assembleia, após a exposição dos GTs, partiu-se para a apresentação de três chapas inscritas para concorrer a diretoria da COIDI. Cada associação de base presente, teve direito a 10 votos. A Comissão Eleitoral composta por três componentes (Dra. Franciene Cordeiro Melchior, Melvino Fontes e Solane Fontoura), indicadas pela própria assembleia, conduziu os trabalhos, até a apuração dos votos e apresentação do resultado final da votação.

A apuração dos votos confirmou a chapa 2 como vencedora da eleição com 42 votos, superando outras chapas que ficaram com 33 votos (chapa 1) e 8 votos (chapa 3), sendo, assim, a nova diretoria da COIDI para próximos 2 anos, será composta por: e Gustavo Cordeiro Trindade (Coordenador), Márcia Iris de Lima Ferreira (Vice -Coordenadora), Fátima Alves Noguira (Tesoureira) e Teodoro Figuereido Brito (Secretário).
A eleição da nova diretoria da COIDI e a participação expressiva das comunidades indígenas na assembleia reforçam a importância da organização como representante dos povos indígenas na região amazônica e a necessidade de se fortalecer a luta pela defesa dos direitos e territórios dos povos indígenas na região.

A COIDI é uma importante organização indígena da região amazônica, que atua na defesa dos direitos dos povos indígenas, na promoção da educação, saúde e desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas da região do Rio Negro. A realização da assembleia extraordinária e a eleição da nova diretoria são importantes passos para fortalecer o trabalho da COIDI e garantir a representatividade e participação ativa dos povos indígenas na implementação dos PGTA da região, bem como a luta pelos direitos e em defesa dos territórios.

Deixe um comentário