FOIRN| 8ª Reunião Comitê Gestor do Fundo Indígena do Rio Negro

Os membros do comitê gestor do Fundo Indígena do Rio Negro – FIRN, reuniram – se no dia 27 de abril na sala de reuniões do  Instituto Socioambiental – ISA. Tendo como principal objetivo rever as atualizações do FIRN, analisar e definir a proposta do edital e o formulário de projetos 002/2023, por fim a apresentação e discussão do planejamento de viagens para o lançamento do edital nas coordenadorias regionais.

Marivelton Barroso Baré, diretor presidente da FOIRN presidiu a reunião, agradecendo a todos pelo esforço para realização desta reunião, que apesar de muitas outras agendas institucionais, estavam reunidos naquele momento para tratar do futuro do Projeto FIRN, com mais desafios e boas novas. O mesmo lembrou dos trabalhos, contribuições e a falta que todos sentem de Dagoberto Lima Azevedo, falecido no último dia 8 de abril. 

Padre Justino Rezende, disse que apesar dos desafios enfrentados ao longo dos trabalhos desde a construção, lançamento e execução do primeiro edital do FIRN, o comitê precisa seguir com os planos de trabalho, diz ainda que está muito abalado pela perda irreparável do parente Dagoberto, que muito contribuiu no movimento indígena. 

Isaias Menezes Tukano, presidente do Conselho Diretor – CD/FOIRN, disse que como membros do comitê, todos são  elementos fundamentais para a elaboração do plano de trabalho desse projeto. 

“Desejo que este trabalho tenha um bom êxito daqui para frente, assim como  já está dando resultados para as associações contempladas no primeiro edital”. Completou Isaías.

Elson Kene Baré, coordenador geral do departamento de Adolescentes e Jovens do Rio Negro (DAJIRN), disse que nesta segunda etapa do projeto, já se tem uma experiência,  porém agora vai exigir mais conhecimento para as associações de base que serão contempladas neste segundo edital.

Adão Francisco Baré, diretor da FOIRN, informou que estava afastado por motivo do cuidado de sua saúde bastante delicado, mas que estava acompanhando à distância as reuniões anteriores e outros a que se referia ao movimento indígena.

“Precisamos estar atentos a esses trabalhos, agradeço a equipe do FIRN pelo trabalhop árduo na execução do projeto”

Josimara Melgueiro, gerente administrativa financeira do FIRN, afirmou que agora iniciou- se um novo ciclo. 

“Inciamos o novo ciclo, é uma conquista da FOIRN, um trabalho muito árduo de toda equipe e, agora com novas estratégicas e novos parceiros do projeto. As bases estão na expectativa do lançamento do segundo edital” 

O comitê é formado por cinco diretores e coordenadores gerais  dos departamentos de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN) e de Adolescentes e Jovens Indígenas do Rio Negro (DAJIRN) da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN, pela coordenação do projeto Rio Negro do Instituto Socioambiental – ISA e Padre Justino Sarmento Rezende.

o FIRN é uma das iniciativas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) que tem por objetivo fortalecer as associações indígenas filiadas à FOIRN e os saberes e as práticas dos povos rionegrinos. É feito isso garantindo recursos para que as comunidades, por meio das associações, possam implementar ações locais previstas nos planos de gestão territorial e ambiental (PGTAs) dos territórios indígenas do  Rio Negro. A estratégia integra o financiamento de projetos e a capacitação em gestão. Por outro, é utilizado os projetos apoiados para a promoção de ações nos territórios. Por outro, também é utilizado os projetos apoiados enquanto um estímulo prático ao aprendizado em gestão, fomentando, por meio de formações e assessoria, a capacitação técnica das associações. Visamos, assim, promover a autonomia e o bem viver nos territórios indígenas do Rio Negro.

Em breve o edital 002/2023 será lançado, nos acompanhe nas redes oficiais da @foirn para saber das novidades.

Comentários

Deixe um comentário