Na tarde desta quarta-feira (06/03/2024), a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), representada por seu diretor presidente, Marivelton Baré reuniu-se com o Presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e demais autoridades do governo federal brasileiro, no qual a reunião foi bastante proveitosa e resultou em compromissos importantes para fortalecer as ações em prol dos povos indígenas do Brasil.

O acordo de cooperação para implementação das ações da PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas) é fundamental para garantir o respeito aos direitos indígenas e promover uma gestão sustentável dos territórios.
Além disso, o fortalecimento do Ministério dos Povos Indígenas, da Fundação Nacional do Índio (Funai) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é essencial para garantir a proteção da saúde e o atendimento adequado às necessidades específicas das comunidades indígenas. Esses compromissos evidenciam a importância do protagonismo indígena e reconhecem a necessidade de cooperação entre Brasil e Espanha para enfrentar os desafios enfrentados pelos povos indígenas na região do Rio Negro.

É muito encorajador ver que líderes internacionais estão se engajando nessa causa tão importante. Espero que esses compromissos sejam cumpridos integralmente, contribuindo assim para um futuro melhor e mais justo para os povos indígenas do Brasil.


Deixe um comentário