Quatro candidatos concorreram a vaga de diretor (a) da FOIRN, porém a organização dos trabalhos na região com responsabilidade reforça a reeleição da diretora Janete Alves e a aclamação do coordenador regional da COIDI, Gustavo Trindade.
Nos dias 09 a 12 de abril de 2024, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) realizou mais uma assembleia eletiva, coordenada pela Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (COIDI).

A XV Assembleia Geral Ordinária Eletiva da COIDI reuniu lideranças indígenas que compõe a delegação representando suas 11 associações de base filiadas a FOIRN, seguindo conforme o estatuto social da própria coordenadoria regional e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro.
Esse evento foi um momento histórico, pois foi reconduzida para o segundo mandato a diretora da Foirn e de referência da COIDI, Janete Alves e foi aclamado o coordenador regional, Gustavo Trindade juntamente a sua única chapa formada.


Janete Figueredo Alves do povo Desana, com 36 anos de idade, já foi coordenadora do Departamento das Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN/FOIRN 2017 -2020). A sua primeira gestão na diretoria foi na gestão de janeiro de 2021 e que se encerrará em junho de 2024.
Nesta recondução, no qual atuará na gestão, será a partir de julho de 2024 à junho de 2028 na Diretoria da Foirn, a mesma vai concorrer a função de presidente da FOIRN na Assembleia Geral em junho deste ano.

Gustavo Trindade do povo Kotiria, foi aclamado para atuar nos próximos quatro anos, vale ressaltar que Gustavo foi eleito no final da gestão da coordenadoria, no qual tomou posse em 28 de maio de 2023.
Também foi reeleita a articuladora do DAJIRN e o Articulador de Educação Escolar Indígena (DEEI), a articuladora do DMIRN foi aclamada pois não houve outra indicação. Para a coordenação geral dos departamentos teve indicação para DMIRN e DAJIRN, mas para o Departamento Educação Escolar Indígena a coordenadoria vai apoiar o Melvino Fontes Baniwa, atual coordenador.

Destacamos a presença de Marivelton Baré, diretor presidente atual da FOIRN, na oportunidade o mesmo apresentou a situação institucional, projetos, orçamentos, ações e os avanços e desafios da instituição para nova composição de lideranças que estarão à frente do movimento indígena do Rio Negro, assim também assinou o Termos de Cessão do uso de internet das antenas starlinks e kit solar completo, e foram entregues para os representantes das comunidades. (Leia a matéria completa das instalações neste link foirn.blog.

O Protocolo de Consulta impresso, foram entregues às associações como instrumento muito importante onde o Protocolo estabelece os procedimentos sobre como os povos e comunidades indígenas do Rio Negro que devem ser consultados antes da aprovação de qualquer projeto que tenha impacto sobre as suas terras ou que afete seus direitos.
Grupos de trabalhos foram formados durante a Assembleia para discutir e construir Planos de atividades para os próximos 4 anos.


Deixe um comentário