Durante os dias 15 e 16 de abril, as lideranças se concentraram na criação do estatuto social da coordenadoria regional.

O distrito de Pari Cachoeira, sediou a IV Assembleia Extraordinária da coordenadoria regional DIAWI’Í, onde foram discutidos o estatuto social e também as lideranças focaram principalmente nas sedes e nas micro regiões. Após intensos trabalhos em grupos, chegou-se à decisão de que a sede da coordenadoria ficará em Taracuá, com a sub-sede em Parí Cachoeira.

As micro regiões abrangerão o Alto Tiquié, Médio Tiquié, Baixo Tiquié e Baixo Uaupés e, de forma significativa, a Terra Indígena Apapóris, que faz parte do território do DIAWI. Mesmo com pouca articulação política na região, foi afirmado o compromisso de integração dessa micro região.


A partir do dia 17 de abril, deu -se início a XII Assembleia Regional Ordinária Eletiva, com previsão de término no dia 19 de abril. As discussões estão focadas no tema: “MOVIMENTO INDÍGENA, GOVERNANÇA, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE”, até o momento foram discutidos desafios dos direitos coletivos dos povos indígenas e a atuação do movimento indígena do Rio Negro frente às ameaças atuais.
As ações da FOIRN, sua coordenadoria regional e suas associações de base e categoria estão em destaque pela proteção e fortalecimento da governança territorial.
Acompanhe todas as atualizações e discussões ao vivo no canal do YouTube da FOIRN. Não perca!


Deixe um comentário