Uncategorized

Primeira mulher Presidente na Organização Indígena no Brasil

 O  papel das mulheres no movimento indígena do Rio Negro : História e Perspectivas. foi a pauta da assembleia  da FOIRN, destacando a participação delas nas reuniões e assembleia mesmo timidas mas elas conquistaram espaço,  com reformulação do estatuto na assembleia de 2010, elas conquistaram direito de concorrer a diretoria da FOIRN  junto com os homens e participar como delegadas a assembleia eletiva, isso ta garantido no estatuto e é uma conquista nossa disse a Cecilia Alburque que coordendou a mesa, parabenizando a participação das mulheres as  palestrante foi Rosane Cruz – Coordenadora do Departamento de Mulheres, Marcinda Miranda – Liderança Indigena Mulher e Dona Judite Texeira como debatedora liderança de Iauarete, somos companheiras dos homens e vamos lutar junto pelo nosso povo e vamos apoiar uma mulher pra diretoria nessa assembleia disse a Judith na sua fala final. E Por fim Lideranças  de várias etnias  vindo de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, reunidos no municipio sede da instituição em São gabriel da Cachoeira -AM, que em comemoração de 25 anos de luta e sobrevivencia, movimento indigena define o representante e para surpresa de todos uma mulher vai presidir a FOIRN  que representa os 23 povos para próximos 4 anos, segue a entrevista realizada com presidente eleita!

Almerinda Ramos de Lima

Almerinda Ramos de Lima – 39 Anos do povo Tariano, nome de benzimento Nanai, mãe de 02 filhos e um neto, iniciou sua jornada no movimento indígena desde seus 15 anos de idade, acompanhando seu pai nas discussões de assembléias e reuniões do movimento indígena  de sua região e FOIRN de quem se orgulha falar o nome Armando de Lima natural da comunidade Nova Esperança no Alto Rio Uaupés sua refencia de está nessa luta para bem de todos.

Aonde vc atuou como profissional?

Foi professora por um ano na Escola Municipal Menino Jesus no Alto Uaupés na comunidade Açaí com povo Cubeo.

 E no movimento indígena e associações?

Acompanhei de perto as discussões das mulheres na associação  ( AMIDI – Associação das Mulheres Indígena do Distrito de Iauarete) desde 2007 a 2010 como associada comecei a me interessar em defender a causa,em 2010 foi eleita presidente da associação representando as mulheres conforme o estatuto, fazendo articulações nas comunidades, participando e acompanhando os trabalhos nos eventos do movimento indígena do rio negro ( Economia Solidaria, Assembleia de Barcelos e Encontro de Produtores), recentemente a assembléia regional da COIDI, onde foi eleita pelo meu povo para concorrer a diretoria da FOIRN, também e é madrinha dos jovens indígena em Iauarete.

E como presidente da FOIRN quais são suas expectativas?

Dar continuidade nos trabalhos da instituição, executar projetos e atender reivindicações  do meu povo, concluindo o que outras lideranças deixaram, para mulheres fortalecer associações e dar apoio logístico nas suas atividades.

Organizar a casa para melhor resultado dos trabalhos e atividades com transparência de acordo como  manda lei da casa.

Mensagem para mulheres que participam do Movimento Indígena no Brasil?

“Que as mulheres estejam cada vez mais unidas e fortalecidas para que possam superar os obstáculos e realizar um bom trabalho para futuras gerações”

OBS:Agora sim Braulina, conseguimos eleger uma mulher como presidente, vamos apoiar e trabalhar junto com os demais diretores e fazer um excelente gestão na historia do movimento indígena do rio negro disse a Dona Judite Texeira logo após anunciarem resultado final.

Texto e Perguntas: Braulina Baniwa

9 comentários

  1. Excelente entrevista! Parabéns a Almerinda e as mulheres indígenas do Rio Negro, pela conquista inédita! Abraços

    1. Parabéns Almerinda ,pela entrevista me ajudou muito no SEMINÁRIO que vou apresentar na disciplina de F..H.T.M III SOBE MOVIMENTOS DE MULHERES INDIGENA!!!!!

  2. Parabens a nova Diretora e ao novo Vice – desejo todo o sucesso do mundo no seu gestao !
    quakquer apoio que a gente possa lhes dar, pode contar com a gente. Mil a bracos,
    RMW

  3. Prezada Almerinda, um grande resultado, parabéns!
    Sua eleição coincide com nossa campanha agora em novembro/dezembro na e-KSS para financiamento de projetos com a FOIRN em torno de saúde materna que viemos discutindo com Abrahão França e mostrando nossa determinação, desde 2006, de um dia ver os projetos como realidade.
    Luiz Esteves

  4. Prezados amigos da FOIRN, Quero deixar aqui os meus parabéns para toda a diretoria recém eleita para essa nova gestão e me colocar a disposição de todos para continuar esse trabalho importante que a Federação juntamente com as outras associações realizam na região do Rio Negro. Abraços e saudações a todos.

  5. Parabéns ao povo indígena da bacia do Rio Negro! Parabéns a FOIRN!
    Parabéns a você, Almerinda!
    Conheci Almerinda em Iauaretê, em novembro do ano passado (2011), quando fiquei hospedada na AMIDI, fazendo um trabalho de pesquisa antropológica.
    Me parece uma enorme conquista feminina a presidência da FOIRN,
    um reflexo dos novos tempos que ilumina igualmente as sociedades indígenas,
    com um novo e saudável impulso aos trabalhos em andamento.
    Parabéns Almerinda!!! Estou certa de que voce fará um excelente trabalho à frente da FOIRN!
    Conte comigo no que eu puder ajudar.
    Gláucia Buratto R. de Mello (antropóloga e socióloga, Rio de Janeiro).

  6. Busque que acharrás! Lutar até o fim tem sido o combustível dos verdadeiros líderes!
    Parabéns, mulher, vá avante como uma canoa no igarapé manso e longo: esperança terás!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Uma (in)certa antropologia

Notas sobre o tempo, o clima e a diferença

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: