
Aconteceu entre 07 e 08 de janeiro de 2013 a reunião que deu a posse a nova diretoria executiva da FOIRN na maloca, lideranças de 05 subregionais vieram presenciar a posse e ouvir a proposta de trabalho dos novos executivos para próximos 4 anos. Estavam presente instituições parceiras como ISA,FUNAI e SEIND. A cada 4 anos muda diretoria executiva da instituição e muda Coordenação do conselho diretor e Conselho Fiscal, no primeiro momento foi feita escolha do novo coordenador que acompanhará os trabalhos e atividade da diretoria e eleição da comissão fiscal. Eleito entre os que concorreram o Franklin Paulo Eduardo da Silva ( Baniwa) – Coordenador do CD-FOIRN e Maria Lucilene Fidelis ( Baniwa) da associação ASIBA de barcelos como Presidente da Comissão Fiscal.

No evento várias pautas foram discutidas, dentre a mais esperada é sobre demarcação de terras do Alto rio negro ( marabitana e Cué-Cué), o Coordenador da Coordenação Regional- FUNAI/SGC( Domingos Barreto) informou que prazo de contestação já se encerrou,mas não tinha informação certa para passar naquele momento, pediu que diretoria da FOIRN criar uma agenda politico com órgãos competentes em Brasília para discutir a respeito. Sobre sustentabilidade financeira da instituição, associações assumiram compromisso de começar contribuir ainda para ano de 2013.
Instituições parceiras da FOIRN apresentaram suas proposta de trabalho, SEIND representado por Miguel Maia, informou as lideranças que assinará termo de cooperação para gestão do Centro de Formação Comercialização da FOIRN para ano de 2013, possivelmente para mês de Abril essa assinatura que vai precisar de algumas definições finais por ambas as partes.

Encerradas as apresentações de instituições, passou para cerimonia de posse da nova diretoria, que teve presença de autoridades municipais prefeito de SGC e Santa Isabel do Rio Negro. Entrega de Reivindicações do movimento indígena a cada um deles, solicitando a criação de secretarias indigenas e culturas. Há uma necessidade de valorização da nossa cultura por parte de autoridade municipais disse a presidente Almerinda Ramos(Tariano).




Deixe um comentário