Antonio Venâncio Castelo Branco - Reitor do IFAM IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira Visitas

Reitor do IFAM, Antonio Venâncio visita a FOIRN em São Gabriel da Cachoeira

Em sua vinda à São Gabriel da Cachoeira, o Reitor do IFAM,  visitou a Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), na tarde desta quarta-feira com  objetivo fortalecer a parceria entre as duas instituições. 

DSC_0317
Diretor Geral Elias Brasilino e Reitor do IFAM Antonio Venâncio Castelo Branco em visita à Casa de produtos indígenas do Rio Negro – Wariró. Foto: Ray Baniwa/Foirn

O diretor vice-presidente da Foirn, Nildo Fontes recebeu na tarde desta quarta-feira (27/09), o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco e sua comitiva, acompanhados pelo Diretor Geral do IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira, Elias Brasilino, para tratar do fortalecimento da parceria entre o instituto e a federação.

A Foirn e o IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira são parceiros especialmente na discussão de políticas de educação específicas para os povos indígenas do Rio Negro, e mais recentemente sobre a formação de lideranças indígenas sobre o tema de cooperativismo no Rio Negro.

Venâncio reconheceu a importância do trabalho e a atuação da Foirn no Rio Negro e afirmou  que o IFAM deve chegar a todas as etnias do Rio Negro.

“Vocês tem muito a ensinar e a contribuir para que as ações o instituto sejam ampliados na região. Temos que fazer com que as ações do instituto através do Campus São Gabriel da Cachoeira chegue à todas as etnias que vivem aqui”, disse o reitor.

Termo de cooperação

Na linha de fortalecimento da parceria, o Reitor assumiu o compromisso de iniciar a construção de um termo de cooperação  permanente entre as duas instituições para fortalecer  e ampliar as ações do Campus São Gabriel da Cachoeira no Rio Negro.

O diretor da FOIRN, Nildo Fontes afirmou que existe uma demanda e necessidade de ampliar as ações o instituto na região do Rio Negro, que abrange os três municípios. E  a importância do fortalecimento da parceria.

“O IFAM precisa fortalecer e manter permanente suas ações nas  as Terras Indígenas no Rio Negro, apoiando as ações de desenvolvimento das comunidades indígenas”, frisou diretor da Foirn.

O reitor recebeu publicações da Foirn e seus parceiros (livros, Cd de música e DVD) e visitou a Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro.

Colação de grau da turma de professores indígenas e visita as comunidades fazem parte da agenda.

Na sexta-feira (29/09), o reitor vai participar da cerimônia de colação de grau de 32 professores indígenas do Curso de Formação de Professores Indígenas com habilitação em Física, realizado pelo IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira.

Nos dias de sexta-feira e sábado vai visitar algumas comunidades indígenas no Rio Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Uma (in)certa antropologia

Notas sobre o tempo, o clima e a diferença

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: