Uncategorized

III ENCONTRO DE PRODUTORES INDÍGENAS DO RIO NEGRO NA REGIÃO NADZOERI COMUNIDADE DE VISTA ALEGRE RIO CUIARI BACIA DO IÇANA.

A FOIRN, através do departamento de Negócios Socioambientais e Casa Wariró realiza o III Encontro de Produtores Indígenas do Rio Negro na Região da Coordenadoria da Associações Baniwa e Coripaco – NADZOERI no período de 29 de setembro a 01 de outubro de 2021 na comunidade Vista Alegre do Rio Cuiari.

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro estava representada pelo diretor Dario Casimiro Baniwa, referência da região NADZOERI, Natalia Pimenta Antropóloga do Instituto Socioambiental – ISA e Luciane Mendes – Tariana gerente e articuladora do departamento de Negócio – Wariró.

 Luciane Mendes que apresentou o funcionamento da casa Wariró e de sua marca que representa os 23 povos indígenas do Rio Negro e também informou o organograma do departamento de negócios com a ajuda do Coordenador da NADZOERI Juvêncio da Silva na Tradução em Baniwa.

A Casa Wariró é o centro de comercialização destinado a promover o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas no rio negro, valorizando e fortalecendo o conhecimento tradicional, tem buscado se fortalecer. A função da casa é organizar e apoiar, divulgar e articular a produção e a comercialização dos produtos indígenas. O propósito é promover o bem viver, sustentabilidade e a valorização dos povos e cultura indígena do Rio Negro.

Natalia Pimenta lembra da pesquisa que fez no Rio Içana na região da NADZOERI, acompanhou o Agentes Indígenas de Manejo Ambiental – AIMA e agora o departamento de Negócios.

“Cada povo regional tem especialidades em produzir as suas cestarias e outros artesanatos, assim como no caso da produção de cerâmica e, em fim. É uma forma de atender os povos do rio negro. Foi preciso reorganizar a casa para que representasse a comercialização de artesanato” afirma.

Enchente extremo de 2021.

Alto rio Negro (Manaus a Cucui); Rio Ayari registra a extrema cheia; Seis comunidades atingidas; 18 famílias prejudicadas;

Diante a essa situação as famílias reivindicam apoio emergencial em aquisição de alimentação (para curto prazo); Programa de apoio para sustentar as famílias até recuperar completamente suas roças (no prazo médio de 5 anos); Apoio em materiais agrícolas para abertura e recuperação de suas roças; Apoio para elaboração do plano de mitigação e adaptação aos impactos locais de mudanças ambientais e climáticas.

Entrega simbólico do livro PGTA Wasú e materiais do FIRN

Plinio Guilherme lembra do trabalho feito na região junto com o saudoso diretor Isaias Pereira Fontes e os pesquisadores, realizando vários encontros para ter esse resultado do Plano de Gestão Territorial e Ambiental com o Fundo Indígena do Rio Negro, o qual o primeiro edital foi lançado no dia 10 de setembro de 2021 na maloca do saber da FOIRN.

“Eu estou muito emocionado neste momento porque eu e o saudoso diretor Isaias Fontes acompanhamos efetivamente o trabalho junto, fizemos encontro em várias regionais juntamente com os pesquisadores. Fomos muito criticados naquele tempo, tinha muitas dificuldades que a enfrentamos ao longo do nosso trabalho” afirma.

<III ENCONTRO DE PRODUTORES INDÍGENAS DO RIO NEGRO NA REGIÃO NADZOERI COMUNIDADE DE VISTA ALEGRE RIO CUIARI BACIA DO IÇANA.>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Uma (in)certa antropologia

Notas sobre o tempo, o clima e a diferença

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: