Uncategorized

Programa Papo da Maloca dá início à temporada de 2022 com entrevistas sobre vacina, ATL e Fundo Indígena

Locutoras do Programa Papo da Maloca – Claudia Wanano e Juliana Baré.

O programa de rádio Papo da Maloca, produzido pela Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas, deu início na quarta-feira, 23/3, à temporada 2022. Neste primeiro episódio do ano foram abordados temas que impactam diretamente o dia a dia dos povos indígenas do Rio Negro, indicando que a programação durante o ano manterá o propósito de produzir e divulgar informação relevante, verdadeira e de qualidade, com a participação de entrevistados. Os assuntos foram vacinação contra a Covid-19, Acampamento Terra Livre (ATL) e Fundo Indígena do Rio Negro (Firn).

Os ouvintes que estão em São Gabriel da Cachoeira (AM) podem acompanhar o programa na Rádio FM O DIA, 92,7, às quartas-feiras, das 10h às 12h. Aqueles que moram em outras regiões têm como acessar parte da programação ouvindo o podcast da Rede Wayuri, disponível no Spotify e em outras plataformas de áudio. O programa tem muita informação e música regional!

Esta temporada do Papo da Maloca começou com novidades. Agora, a comunicadora Cláudia Ferraz, da etnia Wanano, terá a companhia da Juliana Albuquerque, da etnia Baré, no comando do programa.
Até o ano passado, Cláudia Wanano dividia o microfone com Elisângela Baré, que agora precisará dar mais atenção à projetos da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amiarn). Ela é criadora da frase “Aqui é Elisângela Baré, a comunicadora mais indígena do Brasil”, que ficou famosa entre os ouvintes. Mesmo não estando na apresentação do programa, Elisângela continuará acompanhando as ações da Rede Wayuri.

Também integram a equipe de produção do programa Adelson Ribeiro, da etnia Tukano, Irinelson Piloto Freitas, também da etnia Tukano, e Álvaro Socoti, da etnia Hupda, todos são comunicadores da Rede Wayuri, que está ligada à FOIRN e tem parceria do Instituto Socioambiental – ISA.

Nesse primeiro programa, uma das entrevistadas foi a diretora da FOIRN, Janete Alves, referência da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (Coidi). Ela explicou sobre o FIRN – Fundo Indígena do Rio Negro. Esse fundo tem o diferencial de ser de indígena para indígena. Ou seja, a FOIRN, em parceria com o ISA, está à frente do projeto e financia projetos apresentados pelas associações de base. Desde a semana passada, indígenas integrantes de associações que tiveram projetos aprovados no Firn estão participando de oficina de formação em São Gabriel da Cachoeira.
Outra convidada foi a antropóloga indígena, doutoranda pela UFRJ, agricultora e artesã Fran Baniwa. Ela falou sobre o Acampamento Terra Livre (ATL), que acontecerá em Brasília em abril, reunindo povos indígenas de todo o país. Fran Baniwa é uma das coordenadoras da comitiva de 14 pessoas que sairá do Rio Negro para participar da manifestação, que está em sua 18ª edição.

Janete Alves – Diretora da FOIRN e Francy Baniwa – Antropóloga participam do Programa Papo da Maloca.

Também participou do programa a enfermeira Laura de Macedo, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em São Gabriel da Cachoeira. Ela foi falar sobre a vacinação da Covid-19, reforçando a necessidade de que todas as pessoas sejam imunizadas para o controle da pandemia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura para o bem viver indígena

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: