Uncategorized

Reunião de Comitê de Turismo da ACIR apresenta resultados de 2017 a 2020 e planeja investimentos para comunidades de abrangência

Participantes da reunião da ACIR realizada na comunidade Cartucho – Médio Rio Negro. Foto: divulgação ACIR

O encontro das lideranças das comunidades de abrangência da associação aconteceu hoje, 18.04 na comunidade Cartucho, sede da Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR), no médio Rio Negro, município de Santa Isabel do Rio Negro.

 A reunião teve como objetivo a apresentação do resumo de investimentos e expedições de turismo do Projeto Serras Guerreiras, desenvolvido pelo ACIR em parceria com a FOIRN, Garupa, Katere, Funai e Instituto Socioambiental (ISA) iniciado em 2017. Nos últimos anos, as atividades foram suspensas devido à chegada da pandemia da Covid-19 na região do Rio Negro. As atividades do projeto e outras ações da ACIR foram afetadas.

Presidente da Foirn, Marivelton Rodrigues Baré participou da reunião de apresentação de relatórios e planejamento da associação.

Na oportunidade, a diretoria da associação também apresentou do plano de trabalho da associação para o ano de 2022, que envolve as 12 comunidades que participam da associação. A decisão coletiva definiu que os investimentos que serão feitos para 10 comunidades com sistema de bombeamento de água a energia solar e infraestrutura para associação com apoio da Nia Tero em visita à equipe da Synergos ao Rio Negro. A Synergos é uma organização sem fins lucrativos que visa reduzir a pobreza global por meio de parcerias entre governo, empresas, sociedade civil e comunidades locais.

Na reunião foi aprovado o interesse das comunidades de promover com instituições competentes estudos de viabilidade e capacidade de carga pesqueira para realização de atividades de pesca esportiva em TI Médio Rio Negro II. Para isso, deverão seguir com as atividades de oficinas participativas nas comunidades de abrangência da ACIR em conjunto com as instituições Foirn, Caimbrn, Funai e  Isa.

As atividades de Turismo em Terras Indígenas no Rio Negro são ações importantes para a geração de renda para as comunidades e ao mesmo tempo contribuem para a gestão dos territórios indígenas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura para o bem viver indígena

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: