Uncategorized

Coordenadora do Departamento de Mulheres da Foirn é selecionada pelo Programa de Lideranças da Amazônia

Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro tem projeto aprovado para desenvolver ações na linha de Soberania Alimentar no Rio Negro

Maria do Rosário (Dadá Baniwa) – Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN/FOIRN)

Dadá Baniwa, Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da Foirn é uma das lideranças indígenas com projeto selecionado pelo Programa de Lideranças da Amazônia – da Conservação Internacional, organização que atua desde 1990 promovendo ações que visam a preservar a natureza e suas populações.

Projeto sobre soberania alimentar é o tema do projeto apresentado pela coordenadora do Dmirn é selecionado e será executado no período de maio de 2022 a 30 de junho de 2023.

Os projetos aprovado foram avaliados a partir dos princípios como: Melhoram o equilíbrio de gênero na tomada de decisões relacionadas à conservação, Promovam o desenvolvimento de redes de lideranças de mulheres indígenas e Promovam a inovação.

O projeto vai contribuir para promover pesquisas de resgate das práticas produtivas hábitos alimentares indígenas, com foco segurança alimentar e nutricional nas comunidades indígenas com participação efetiva de mulheres indígenas; troca de experiências e intercâmbios com outros povos indígenas, realização de feiras de artesanatos, produtos agrícolas e comidas tradicionais nas cinco regiões da abrangência do trabalho da FOIRN e cursos de capacitação para mulheres indígenas sobre elaboração de projetos comunitários e ações de estruturação de cadeias produtivas para geração de renda.

“Será mais um recursos para apoiar a continuidade dos trabalhos do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro”, comemora Dadá Baniwa. “Nosso trabalho é fortalecer a participação das mulheres indígenas na promoção do bem viver, considerando a diversidade e a especificidade do seu povo”, completa.

O Programa de Lideranças da Amazônia busca ampliar os esforços de mulheres indígenas propondo soluções socioambientais inovadoras e que almejam transformar seu protagonismo em temas de conservação, governança de recursos e gestão territorial a partir de conhecimentos e saberes tradicionais e ancestrais.

Conheça o Programa de Lideranças da Amazônia e as lideranças mulheres selecionadas, acesse: https://bit.ly/38l9liX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura para o bem viver indígena

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: