Indígenas do Rio Negro buscam soluções conjuntas durante audiência com o secretário da SESAI em Brasília – DF

Lideranças da região do Rio Negro estiveram presentes em uma audiência com o secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Weiber Tapeba.

Nesta quinta-feira (25/04), lideranças indígenas representando a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, como as coordenadorias regionais da FOIRN presentas (COIDI, CAIMBRN, DIAWII E NADZOERI), além do diretor presidente Marivelton Baré, a diretora Janete Alves Desana de referência da COIDI, Coordenadora do Departamento de mulheres do Rio Negro (DMIRN/FOIRN), a Coordenadora da FUNAI/CRRN, Comunicadores da Rede Wayuri e Representante da COIAB.

Este encontro é crucial para tratar de questões essenciais para as comunidades indígenas, destacando a importância do diálogo e da busca por soluções conjuntas. A presença ativa das lideranças indígenas nesse encontro demonstra a busca por avanços e melhorias concretas, visando garantir o pleno atendimento das demandas dessa população tão importante e historicamente negligenciada.

Durante a audiência, foram discutidos temas relevantes para a promoção da saúde e o bem-estar das comunidades indígenas do Rio Negro. Questões como acesso a serviços de saúde de qualidade, atendimento médico adequado e a implementação de políticas que respeitem as tradições e necessidades específicas dessas comunidades estiveram em pauta.

Lideranças entregam reivindicações de suas regiões representadas

Na oportunidade, as lideranças da Coordenadoria das Organizações Indígenas do Distrito de Iauaretê (COIDI) entregam documento de reivindicação de construção de polo base tipo UBSI tipo 2 e situação do hospital de Iauaretê e convidam secretário a visitar a região e lembram do diálogo em Maturacá durante no Fórum de lideranças Yanomami em 2023;

As lideranças da Coordenadoria das Organizações Baniwa e Koripaco (Nadzoeri) entregaram o documento com reivindicação para a SESAI garantir recursos para os expedicionários da saúde em Assunção do Içana e a construção de polos bases na região do Içana e Ayari;

O Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro entregou as suas reivindicações sobre saúde da mulher.

A atuação do DMIRN/FOIRN é de extrema importância para dar voz e visibilidade às questões de saúde enfrentadas pelas mulheres indígenas. Ao expressar suas reivindicações, elas buscam não apenas garantir acesso a cuidados de saúde adequados, mas também promover a conscientização e a sensibilização sobre as necessidades específicas desse grupo. Essa iniciativa destaca a importância do respeito à diversidade cultural e da valorização dos saberes tradicionais, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e abrangente da saúde da mulher.

A Diretoria da Foirn reforçou posicionamentos e também as necessidades de construções e melhorias de polo base no território do Rio Negro nas 25 unidades e também relatam a necessidade de melhor atenção aos parentes Yanomami no estado do Amazonas.

O ⁠Presidente do CONDISI, Jovânio Vilagelin reforçou as reivindicações e reitera sobre a importância da ação no território pelos expedicionários e as necessidades de melhorias e atenção.

É encorajador ver o secretário da SESAI reconhecendo a importância da infraestrutura para garantir o acesso a serviços de saúde adequados nas comunidades indígenas. Pediu apoio para viabilizar projetos e encontrar soluções em conjunto demonstra um compromisso com a melhoria das condições de vida e saúde dessas populações. Sua disposição em visitar o Rio Negro e outras regiões afetadas pessoalmente, e em colaborar com instituições locais, é fundamental para entender as necessidades específicas de cada comunidade e implementar soluções eficazes.

O mesmo falou sobre a ação do EDS, que irá fornecer apoio, embora não seja garantido a 100%, mas assegura que a cooperação pode viabilizar a ação. A Foirn também se comprometeu, juntamente com parceiros, a oferecer apoio.

A parceria avançará por meio de um acordo de cooperação técnica com o EDS e a Foirn, trazendo consigo uma nova era de colaboração e progresso. Através dessa aliança estratégica, as partes envolvidas poderão unir forças e compartilhar conhecimentos, visando o aprimoramento e o desenvolvimento contínuo de iniciativas e projetos. Com a expertise e os recursos combinados entre a SESAI, EDS e da FOIRN, será possível alcançar novos patamares de eficiência e impacto positivo, beneficiando diretamente as comunidades envolvidas e aprimorando os processos já estabelecidos. Este acordo representa um marco significativo e promissor, sinalizando uma trajetória de crescimento e inovação na busca por soluções que atendam às necessidades atuais e futuras.

A SESAI visitará a região do Rio Negro a convite da Foirn e também os territórios da região de Nadzoeri, São Joaquim e COIDI em Iauaretê.

A visita da SESAI à região do Rio Negro, a convite da Foirn, é de extrema importância para promover a assistência e cuidados de saúde necessários para as comunidades locais. Além disso, a abrangência da visita aos territórios de Nadzoeri, São Joaquim e COIDI em Iauaretê reflete o comprometimento em garantir que as populações tenham acesso a atendimento médico de qualidade e apoio em suas necessidades de saúde. Este tipo de iniciativa demonstra a valorização das comunidades indígenas e a busca por soluções eficazes para atender às suas demandas específicas.

A ação do EDS será em novembro e o Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI) estará em contato com a Foirn, Funai, Coiab, Isa e demais parceiros.

O Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI) entrará em contato com importantes organizações, tais como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI/CRRN), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o Instituto Socioambiental (ISA) e demais parceiros relevantes. Essa colaboração estratégica visa garantir o sucesso e a eficácia das iniciativas planejadas, reforçando assim o compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades indígenas.

A programação inclui visita ao território, reunião institucional com as instituições locais do Rio negro e reunião interna com o Distrito Especial da Saúde Indígena do Alto Rio Negro.

Durante a visita ao território, os participantes terão a oportunidade de explorar e vivenciar a rica cultura e tradições locais, descobrindo os costumes e modos de vida da região. A reunião institucional com as instituições locais do Rio Negro promete ser um momento de troca de experiências e conhecimentos, visando fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento conjunto. Já a reunião interna com o Distrito Especial da Saúde Indígena do Alto Rio Negro será uma ocasião importante para discutir questões relevantes e estratégias para aprimorar os serviços de saúde destinados à comunidade indígena.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.