
Com extremo pesar, informamos o falecimento do nosso parente Délio Firmo Alves, Dessana, na manhã de hoje (31/01/2018), em Manaus (AM). Nascido no dia 4 de setembro de 1983, Délio lutava há meses contra um câncer estomacal.
Délio trabalhou na Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) nos anos de 2004 e 2005 no departamento de Comunicação e depois deixou São Gabriel da Cachoeira (AM) para estudar e buscar mais conhecimento para fortalecer o movimento indígena. Sempre muito ativo, Alves estava engajado nas lutas pelos direitos dos povos indígenas e era um incansável batalhador pela melhoria de vida dos nossos parentes na Amazônia.
Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e ocupou desde muito jovem posições de destaque no movimento indígena. Fez parte da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), foi presidente do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas (CEJAM) e membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (MEIAM).
A Foirn solidariza-se à família nesse momento triste da perda do grande lutador, que foi o nosso irmão Dessana, Délio Firmo Alves.
Diretoria da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn)