Uncategorized

Fórum Interinstitucional se reúne e cobra medidas contra violência em São Gabriel

Participantes da reunião do Fórum Interinstitucional realizado na Casa do Saber da FOIRN em São Gabriel da Cachoeira. Foto: Eucimar Aires/FOIRN

Casos de violência ocorridos em São Gabriel da Cachoeira (AM) motivaram a mobilização do Fórum Interinstitucional de Políticas Públicas do município, do qual a FOIRN faz parte. O grupo se reuniu na quinta-feira, (29/7), na Casa do Saber/Maloca da FOIRN, contando com alta representatividade das instituições.

Ficou decidido no encontro que será divulgada uma nota de repúdio à situação de insegurança pública na cidade e, além disso, será encaminhado aos órgãos competentes documento exigindo providências. Um dos principais problemas identificados é a violência contra a mulher.

O fato que causou comoção na cidade e motivou a mobilização do grupo – que este ano ainda não havia se reunido, inclusive devido aos cuidados exigidos pela pandemia – foi o brutal assassinato de uma adolescente de 15 anos, indígena da etnia Baré, ocorrido na semana passada. A jovem foi morta a facadas, sendo que o acusado está detido.

Presente à reunião, o bispo da Diocese de São Gabriel, Dom Edson Damian, lembrou que a adolescente era a caçula da família e se preparava para receber o sacramento da crisma.

A situação da violência contra a mulher indígena está na pauta de discussões e mobilização do DMIRN/FOIRN. Em novembro de 2020, durante a assembleia eletiva do DMIRN, foi redigida e divulgada uma carta-manifesto cobrando um sistema de segurança que, de fato, proteja as mulheres indígenas e resguarde seus direitos.

No documento, as mulheres exigem uma delegada mulher em São Gabriel da Cachoeira, a criação de uma Defensoria Pública coordenada por mulher e, ainda, uma Secretaria Especializada da Mulher no município, para facilitar o acesso ao sistema de Justiça e garantir a proteção ao direito das mulheres. 

Compuseram a mesa do Fórum Interinstitucional de Políticas Públicas durante a reunião de quinta-feira: o presidente da FOIRN, Marivelton Baré; o presidente do fórum, professor Elias Brasilino; o vice-presidente do fórum, bispo Dom Edson Damian; a vice-prefeita de São Gabriel, Eliane Falcão; o diretor de ensino e diretor substituto do Ifam – Campus São Gabriel da Cachoeira, Raimundo Santarém dos Santos; a coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da FOIRN (Dmirn/FOIRN), Dadá Baniwa; o coordenador do Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas da FOIRN (Dajirn/FOIRN), Elson Kene Angelino Cordeiro; a coordenadora da Copiarn (Coordenação dos Professores Indígenas do Alto Rio Negro), professora Lorena Araújo; a vereadora e advogada Suely Diana Ambrózio de Oliveira.

Também participaram do encontro o coordenador da Funai, Feliciano Borges Neto, o Borjão; o escrivão da Polícia Civil, Celso Delgado; o comunicador Gilliard Henrique; o chefe de gabinete da prefeitura, Valmir Delgado; além de representantes da Guarda Municipal, entre outros.

Indígena da etnia Baré, Luiz Brazão teve participação marcante no encontro. Como pai de família e cidadão, ele falou da preocupação com a juventude no município e solidarizou-se com os familiares da adolescente vítima da violência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Uma (in)certa antropologia

Notas sobre o tempo, o clima e a diferença

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: