Uncategorized

Jovens indígenas do Rio Negro realizam seminário sobre impactos da mudança climática na região

Jovens vindos das cinco Coordenadorias Regionais da FOIRN participam do Seminário em São Gabriel da Cachoeira. Foto: Juliana Albuquerque/FOIRN

Mudanças climáticas e seus impactos na floresta Amazônica, na região do Rio Negro (AM), são os principais temas de discussão do I Primeiro Seminário de Adolescente e Jovens do Rio Negro – “Juventude indígena e os Impactos Ambientais Recentes na Região do Alto Rio Negro”. O encontro teve início nesta segunda-feira, 9/8, na Casa do Saber da FOIRN, em São Gabriel da Cachoeira, sendo organizado pelo Departamento de Adolescentes e Jovens Indígenas da FOIRN (Dajirn/FOIRN).

A abertura contou com a presença do presidente da FOIRN, Marivelton Barroso, da etnia Baré, e de autoridades do município, entre elas o bispo da Diocese de São Gabriel, Dom Edson Damian; o secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), Carlos Ferraz; o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luiz Eduardo Sales Guedes.

Os coordenadores do Dajirn/FOIRN, Elson Kene Cordeiro, da etnia Baré, Sheine Diana Baré, Gleice Maia Tukano e Gilliard Henrique Baré conduziram a abertura, que contou com apresentação de danças tradicionais.

Nesse primeiro dia do seminário, a liderança Baniwa Juvêncio Cardoso, o Dzoodzo Baniwa, palestrou sobre a mudança do clima e seus impactos na região, discutindo sugestões para o bem viver dos povos indígenas da região.

Jovens de escolas do município de São Gabriel da Cachoeira, além de representantes das cinco coordenadorias regionais da FOIRN- Coidi; Diawii, Caimbrn; Nadzoeri e Caiarnx – participam do encontro e estão trocando informações sobre as suas percepções das mudanças climáticas. Muitos desses jovens vivem em comunidades na floresta Amazônica e já percebem alterações no meio ambiente.

Jovens do Povo Baré da região do Alto Rio Negro e Xié se apresentam na abertura do seminário. Foto: Eucimar Aires/Foirn

As atividades do seminário continuam até quarta-feira, 11/08. Você pode acompanhar as atualizações diárias no nosso Instagram (@foirn) e Facebook (@FOIRN).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Uma (in)certa antropologia

Notas sobre o tempo, o clima e a diferença

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: