Uncategorized

Fundo Indígena do Rio Negro (Firn) divulga projetos selecionados

Foram escolhidas 15 iniciativas distribuídas em três eixos temáticos, contemplando 1,7 mil indígenas de 22 etnias do Noroeste amazônico

Auxiliadora Lelis Lana, do povo Tariana, prepara beiju no baixo Tiquié. Foto: Juliana Radler/ISA)

O primeiro edital do Fundo Indígena do Rio Negro (Firn), lançado em 10 de setembro de 2021, acaba de divulgar os 15 projetos selecionados.

Ao todo, serão investidos R$ 978 mil que beneficiarão 13.323 indígenas de comunidades localizadas em três municípios do Rio Negro onde atua a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (AM).

Acesse aqui no site do Firn o relatório completo com os projetos contemplados e detalhes deste primeiro edital de seleção.

No relatório, é possível visualizar as tabelas com a descrição dos projetos escolhidos, que incluem iniciativas como a implementação de um horto medicinal, produção de produtos artesanais, agrícolas, danças e pinturas tradicionais.

A distribuição dos projetos contemplados pelos eixos temáticos do edital foi distribuída na seguinte forma: Economia Sustentável Indígena (8 projetos), Cultura (4 projetos) e Segurança Alimentar (3 projetos).

“Esse é o início de um processo de desenvolvimento local sustentável que queremos para os nossos territórios indígenas no Rio Negro, com protagonismo dos povos indígenas e, principalmente, em sintonia com o modelo de desenvolvimento que pensamos para a nossa região”, ressaltou Marivelton Barroso, do povo Baré e presidente da Foirn.

O edital do Firn foi dirigido especificamente para as associações indígenas ligadas à rede da Foirn e tem como objetivo promover o bem viver e o desenvolvimento sustentável das cerca de 750 comunidades indígenas da região de atuação da Foirn, no Noroeste amazônico.

O fundo conta com a parceria do Instituto Socioambiental (ISA) e o primeiro aporte de recursos foi feito pela Embaixada Real da Noruega, apoiadora da iniciativa desde sua criação.

“Este é um momento muito importante para os povos indígenas do Rio Negro. O Firn está saindo do papel com o início destes projetos em março, caminhando assim para se consolidar como uma estratégia fundamental para a implementação dos planos de vida (PGTAs) dos povos indígenas do Rio Negro”, afirmou o assessor técnico em gestão do Firn, João Luís Abreu.

Conheça mais sobre o Firn

Por Juliana Radler/ISA, publicado em: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/fundo-indigena-do-rio-negro-firn-divulga-projetos-selecionados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Terra e Cultura para o bem viver indígena

Blog da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Blog II da EIBC Pamáali 2014 a 2016

Bem-Vindo ao blog II da escola Pamáali, localizada no Médio Rio Içana-Alto Rio Negro. Aqui você encontra notícias da região do Alto Rio Negro sobre Educação Escolar Indígena e outros assuntos. Deixe seus comentários!

CAIMBRN

Coordenadoria das Associações Indígenas do Médio e Baixo Rio Negro

Blog do Povo Baniwa e Koripako

Nossa presença na Web

Antropologia médica

Diálogos entre pesquisadores latinoamericanos

Lúcio Flávio Pinto

A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate

Rio Negro

Blog do Ray Baniwa

%d blogueiros gostam disto: